sexta-feira, 3 de junho de 2016

Parceria com a TRANSPETRO garantirá formação de Educadores Ambientais das escolas e da SMEC Jandaíra


Foto: Arquivo SMEC
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jandaíra (SMEC) fechou parceria com a empresa TRANSPETRO, onde desenvolverá o Projeto Educadores Ambientais (PEA). O projeto está vinculado ao Programa de Educação Ambiental da Transpetro Malha NES, cujo alicerce é a minimização dos impactos socioambientais causados pela operação dos gasodutos. 

O PEA abrange as escolas inseridas na área de influência direta do Gasoduto e tem como princípio de norteador, contribuir para o processo de formação cidadã, visando à ação consciente a partir do reconhecimento do contexto socioambiental dos seus participantes. 

O público alvo são educadores de escolas públicas, lideranças e associações comunitárias, PSF e membros das comunidades inseridas na área de influencia direta dos gasodutos GASCAP, OPMAC, GASALP, NORDESTÂO< GASFOR e GNL.

O projeto tem como objetivo geral, sensibilizar os educadores para multiplicar o aprendizado no seu ambiente de trabalho e na sua comunidade. Além disso, tem como objetivos específicos, identificar os impactos ambientais locais; estimular os educadores a multiplicarem as metodologias e o conteúdo aprendido em sala de aula e desenvolver projetos de simples execução de minimização de impactos ambientais locais.

A formação será realizada durante dois anos, sendo encontros semanais. A SMEC fechou uma turma de 30 professores e representantes da própria secretaria e estão envolvidos professores das escolas Municipais: Miguel Sérgio Aguiar (Cabeço), Professora Afra Barros, Professora Maria das Dores Martins (Trincheiras), Professora Francisca Clemente Cardoso (Assentamento Guarapes), Monsenhor Walfredo Gurgel (Aroeiras) e Professor João Francisco da Silva (Santa Terezinha).