sexta-feira, 3 de junho de 2016

SMEC realiza validação de inscrição de sete professores no PAFOR 2016


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), validou essa semana inscrições de sete professores para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, mas os professores só ingressarão nos cursos superiores dependendo da formação das turmas, pactuadas entre as instituições de ensino superior e a Fundação CAPES do Ministério da Educação.

Atualmente, o município apoia o professor Francisco Hideraldo, que está fazendo a sua II licenciatura, no curso de Matemática, no entando, foram inscritos e validados na etapa 2015 dois professores, sendo que um deles até momento não teve turma formada. 

Para a etapa 2016, a SMEC valida as inscrições para II licenciatura dos professores: Francisco Erinaldo dos Santos Raimundo, para licenciatura em matemática; Helcio Luiz da Silva Clementino, para licenciatura em matemática; José Claudio Quirino, para licenciatura em matemática; Jucileide Moreira Lima Gomes, para licenciatura em História; Marcos Gean Martins, para licenciatura em Geografia; Maria Damiana Ferreira Aguiar, para licenciatura em História e Maria José Mendes Costa, para licenciatura em ciências. 

Fique por dentro sobre o PARFOR:


O Parfor, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.

O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:

I. Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica; e
III. Formação pedagógica – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Objetivo

Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Como funciona?

Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.